Centro Espírita Urubatan

Centro Espírita Urubatan

"SE A CURIOSIDADE AQUI TE CONDUZIU, BENDITA CURIOSIDADE, QUE TE FARÁ UM DIA, UM OBREIRO DO SENHOR"

O que é Umbanda?

Toda vez que precisamos demonstrar o quase total desconhecimento dos próprios Umbandistas sobre a Umbanda, costumamos perguntar primeiro, se todos os participantes de alguma palestra ou reunião são médiuns, e em seguida, se todos trabalham na Seara Umbandista. Quando recebemos a esperada resposta afirmativa: "Sim, eu sou médium de Umbanda!", ou, "Sim, eu sou Umbandista!", perguntamos: "Diga-me então, o que é a Umbanda?"

Quase sempre, a resposta é uma aparência de dúvida ou insegurança, quando não, é uma frase feita, sem muita convicção: "Umbanda é Paz e Amor" (então, todo hippie é umbandista?) ou "Umbanda é Caridade" (por quê? Não há caridade nas outras formas de religião?) ou ainda "Umbanda é humildade, Umbanda é saber transmitir calor humano..." e toda uma série de frases que, embora definam, às vezes, algumas qualidades umbandistas estão muito longe de darem ao leigo uma explicação lógica do que seja realmente a Umbanda.

Por isso, vamos primeiramente explicar a origem, a etimologia do vocábulo Umbanda.

A palavra Umbanda, segundo o grande pesquisador Cavalcanti Bandeira, autor da obra "O que é a Umbanda", é originária da língua Kimbundo, é encontrada em muitos dialetos Bantus, falados em Angola, Congo e Guiné.

A língua geral do angolano é conhecida também como angolês e bundo, e não constitui segredo, pois em virtude dos interesses comerciais e do período em que Portugal manteve suas colônias na África. Foi devidamente estudada, existindo já várias gramáticas de autores insuspeitos em que são citadas as palavras Umbanda e Quimbanda, nome comum na África: às vezes, é citada como nação poderosa, outras, como o espírito dessa mesma nação.

Finalizando, na gramática de Kimbundo, encontramos:

UMBANDA - Arte de Curar (de Kimbanda = curandeiro)
Resumidamente: Umbanda, arte de curar, ofício de ocultismo, ciência médica, magia de curar.

Se etimologicamente a Umbanda é a arte de curar, religiosamente o que ela significa?

Embora ainda não codificada, a Umbanda tem um rito e um ritmo que lhe são peculiares, e que sofrem pequenas alterações de um terreiro para outro. Por outro lado, em sua origem, participam valores de três culturas principais, a saber: Cultura Branca (européia), através do catolicismo romano e do kardecismo;

Cultura Negra (africana), através do elemento escravo; Cultura Vermelha ou Ameríndia, através daqueles que já estavam aqui antes da chegada do elemento branco, e a quem impropriamente chamaram de índios, que o branco tentou escravizar.

Concluindo: Por definição, a Umbanda é uma religião espírita, ritmada, ritualizada, de origem euro-afro-brasileira.

Pesquisa: Pai João D’Ogum
Fonte de consulta: FUGABC

CENTRO ESPÍRITA URUBATAN

Rua Sabaúna, 115 - Água Branca/SP
CEP: 05041-010 - Fone: (11) 3875-1615
Site: www.centroespiritaurubatan.com.br
E-mail: contato@centroespiritaurubatan.com.br